quinta-feira, 5 de maio de 2011

O Monstro do Lago Ness

O monstro do lago Ness (monstro de Loch Ness) é uma lenda bem antiga e mundialmente conhecida. Esse monstro é uma suposta criatura aquática que foi vista no lago Ness, nas Terras Altas da Escócia.



Rumores dessa criatura estão por aí há pelo menos 1595 anos, o primeiro registro escrito aparece na Vida de São Columbano escrita pelo próprio no século VI. No século XX surge outro relato da aparição da criatura, uma fotografia, porém logo se descobre que é falsa. Com o passar dos anos o número de pessoas que diz ter visto a criatura só aumenta.
O monstro é descrito como uma criatura semelhante a um plessiossauro, um animal parente dos dinossauros extinto desde o Mesozóico. Os plessiossauros eram répteis aquáticos com um pescoço grande em relação à cabeça e se deslocavam com a ajuda de enormes membros em forma de barbatana.  Essa semelhança levou algumas pessoas a defender que o monstro do Lago Ness é um plessiossauro que de alguma forma sobreviveu à extinção de sua espécie. Porém cientistas dizem que as características do monstro não são iguais as do plessiossauro, por exemplo, um plesiossauro nunca levantaria o pescoço acima d'agua, como o monstro supostamente faz. Além disso, o plessiossauro era adaptado ao calor e não às temperaturas absurdamente baixas do Lago Ness. Então, um grupo de cientistas criou uma teoria que diz que o monstro é um dinossauro parente do plessiossauro, que além de nunca ter sido documentado, possuía uma estrutura óssea diferente e tinha o corpo adaptado a condições climáticas diferentes.
Em 1977 um navio pesqueiro japonês capturou em sua rede nas proximidades da Nova Zelândia uma carcaça extremamente incomum, ela parecia ser um plessiossauro morto.



Infelizmente, a tripulação decidiu jogar a carcaça de volta ao mar devido ao seu intenso mau cheiro e para que ela não contaminasse a carga de peixe. 
Em maio de 2003, o governo da Escócia declarou que o monstro não existe e as ideias de que ele existe não passam de fruto da imaginação, porém os defensores do monstro não se abalaram ao ouvir a notícia.
Então em junho desse mesmo ano, a equipe da BBC fez uma investigação no lago para determinar a existência ou não da criatura. O lago foi percorrido de uma ponta à outra por mergulhadores e cerca de 600 sonares sem qualquer resultado. Porém a dificuldade de provar a existência ou não do monstro, está no próprio lago. Ele tem uma forma estreita, profunda e alongada, a visibilidade da água é extremamente reduzida, o que explica a má qualidade das fotos tiradas do suposto monstro.
Até hoje sua existência continua a ser um debate entre as pessoas. 


- J





3 comentários:

  1. HAHAHHAHAH adorei o tema do blog! amei msm!

    ResponderExcluir
  2. Rolei de medo UAHAUHAUHAUAH
    Gostei haha :)

    ResponderExcluir
  3. Acho que onde há fumaça, há fogo... no caso, onde há lago, há bichos esquisitos... não confiei nessas buscas não, não é possível um número grande de pessoas enxergar um bicho estranho! Eu voto na teoria da existência desse monstro! hauahuahauahuuhaa
    Curti o tema do blog, Ju =)

    ResponderExcluir