quinta-feira, 5 de maio de 2011

O Velho do Saco


Sem dúvida alguma uma das lendas mais usadas pelas mães é a do velho do saco (ou homem), praticamente toda criança já ouviu falar dela.
A lenda é basicamente um velho (geralmente descrito como mendigo, porém em algumas versões o velho é um cigano), que anda pelas ruas com um saco cheio de crianças que havia capturado no caminho. Na história as crianças que estavam no saco eram aquelas que saiam de suas casas sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas ou brincando na rua. E em algumas versões o velho levava essas crianças para sua casa para fazer sabonetes e botões com elas. Porém na versão original da Inglaterra chamada Cordial De Godfrey a historia é bem diferente. Os pais que queriam se livrar dos seus filhos bagunceiros amarravam uma fita vermelha no pé da cama da criança desobediente e o velho do saco poderia levar embora a criança em questão. Essa história era usada para forçarem as crianças a serem obedientes.
Não se sabe exatamente quando surgiu a lenda, mas há uma estimativa de que se deu com a chegada dos Sintos no Brasil, que é o povo cigano, no fim do século XIX. Eles eram chamados de ladrões e sequestradores, foi a partir daí que diziam que o velho do saco era um cigano.
Mais uma história do mundo imaginário para os pais educarem os filhos, o homem do saco não passa de uma lenda.


- V

2 comentários:

  1. Respostas
    1. É uma lenda urbana, se não te agrada, guarde seu comentário inútil para si. Obrigada -J

      Excluir